A questão tratada não é inédita, pelo contrário. A intolerância religiosa, étnica e cultural, latente entre os adolescentes que vivem na França, já foi objeto do filme Entre os Muros da Escola. Aqui, a trama se dá também entre os muros da escola, exibindo a fragilidade do sistema educacional e a violência a que alunos e professores estão expostos diariamente: rebeldes sem causa - e não digo "sem causa" porque os motivos deles mereçam ser ignorados, pelo contrário, mas certamente sua causa não é a que alega, qual seja, a religião - que trazem armas à sala de aula, que sentem ódio uns dos outros, que só pensam em se vingar a qualquer custo, e de quem quer que seja. Ódio da diferença, ódio da miséria, ódio do sofrimento. Solução? Não, o filme não tem esta pretensão. Com um desenrolar para lá de trágico, fica apenas o aviso: o problema está longe de acabar.
No Festival Varilux, que acaba amanhã, você ainda pode assistir a este filme às 14h no Frei Caneca e às 18h no Reserva Cultural.
Título: Le journée de la Jupe
Direção: Jean-Paul Lilienfeld
Com: Denis Podalydès , Isabelle Adjani , Yann Collette
Comédia dramática - 1h28 - 2008
(Faixa etária 14 anos)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Oi Claudia,
ResponderExcluirvaleu pela dica do filme. adoro o cinema frances. e o tema da intolerancia religiosa e as implicacoes inumeras que advem dai nao sao problema na franca apenas, bem sabemos, nao eh?
abraco,
Kalina
Kalina, obrigada pelo comentário.
ResponderExcluirConseguiu ver o filme?
Abraço,
Claudia