Related Posts with Thumbnails

21 de maio de 2009

Queria ser francesa...mas vou me virando.


Há uma verdade incontestável: eu queria ter nascido francesa. Imagine só: "Je suis française!" A frase soa bem agradável, mas não é este simples fato que me agrada, mas tudo mais que vem com ele.
A primeira sobremesa da minha vida poderia ter sido creme brullée!!! Sim, o creme da casquinha crocante de açúcar, que a Amélie Poulain, milhares de pessoas e eu adoramos quebrar! Aliás, já reparou, com a concentração e dedicação necessárias que o ato exige, o movimento da casquinha se afundando e o creme subindo, invadindo a superfície? Que delícia!
E galettes bretonnes?!? Ah, eu teria aprendido a pedir isto à minha mãe antes mesmo de dizer "mãe". Você já experimentou essa bolacha magnífica, típica da Bretanha, feita de manteiga?!? Vai viciar ... todo mundo que eu conheço que experimentou, viciou!!
Não precisariam se passar 20 anos para que eu descobrisse a mostarda dijon. Nem mais dez pra eu saber que a mostarda dijon com limão, azeite, sal e um pouquinho de vinagre tem um sabor inigualável e transforma qualquer saladinha num banquete.
Eu comeria magret de canard ao menos duas vezes por semana e Tarte Tatin todo fim-de-semana ... e sem o sorvete de creme que os brasileiros teimam em servir junto ... acaba com a torta!
Aprenderia antes mesmo de saber escrever que omelete pode ser um prato, e não apenas um quebra-galho.
Chevre!!!! Chevre!!!! Chevre no café da manhã, no omelete, no croque mousieur, na torrada, na massa, na torta, na quiche!!! Sim, chevre sempre! Aliás, omelete de chevre com aspargos frescos é um prato maravilhoso e rápido de fazer!
Talvez eu até tivesse me interessado por ostras ... hoje não dá, pra mim não desce.
E eu iria praticamente morar num bistrô ou num café, em Paris, lógico! Queria ser habitué, ter minha mesinha preferida, chamar o garçon pelo nome e pedir "o de sempre".
Compraria os melhores ingredientes para a torta, o brullée e o omelete na quitanda do bairro e, lógico, voltaria pra casa com a baguete debaixo do braço!
Enfim, hoje eu poderia sentir na pele o que Hemingway um dia disse:
"Se você quando jovem teve a sorte de viver em Paris, então a lembrança o acompanhará pelo resto da vida, onde quer que você esteja, porque Paris é uma festa ambulante."

Por enquanto, continuo por aqui, dando os meus rolês gastronômicos pela cidade. Na quarta-feira, menu francês no almoço e no jantar. Filé ao Poivre e creme brullée no almoço, no Ça Va Bristrô (www.cavacafe.com.br), ao som de Piaf ... À noite, quiche de chevre, no La Tartine, com direito a acordeon e Yan Tiersen . Ambos são altamente recomendáveis: a comida é muito boa e o ambiente é tão francês que, mesmo depois de chegar em casa à noite, podia jurar que tinha estado em Paris!!!

Prepare o bolso:
Ça-Va - R$100,00 por pessoa, com vinho, couvert, prato principal e sobremesa. Questione sobre o menu do dia durante a semana, que é uma opção mais barata.
La Tartine - R$60,00 por pessoa, com vinho, entrada, prato principal e sobremesa. Aproveite e dê um pulinho na loja "Loja", que fica ao lado: há vários itens interessantes, vindos de diversos países.

Receitas que eu recomendo:
Creme brullée
http://www.olivieranquier.com.br/receitas/receita.php?id=298
Croque Monsieur
http://www.olivieranquier.com.br/receitas/receita.php?id=82

2 comentários:

  1. Blogueiros visitantes, faço aqui meu testemunho, a Clau ja é mesmo tão francesa que o creme brullée que eu recomento é o dela!! feito especialmente para os amigos..."dilícia"... Eu tive a honra de experimentar!
    Clau, adorei essa matéria e também sobre a OCA, irei com certeza! Fui hoje ao Vik Muniz: sem palavras! Fantástica, não?
    Estou aqui tb. para ver alguma dica para Buenos Aires (just one night). O que sugere para apenas uma noite em Buenos AIres e outra em Santiago? (vc. já sabe meu roteiro maluco né!? beijos, JU

    ResponderExcluir
  2. Jú, em Santiago tem tantos restaurantes novos, conceituados...mas eu ando por fora, porque faz tempo que eu fui...
    Em Buenos Aires, eu adoro o Olsen! Se ainda não conhece, vá e experimente a degustação de vodkas!!! Boa viagem!!!!

    ResponderExcluir