Related Posts with Thumbnails

6 de janeiro de 2010

Termas de Puyuhuaphi: Chile surpreendente!

Puyhuapi fica no norte da Patagônia, na décima primeira região do Chile, Província de Aisén, cuja capital é Coihaique. Como fui parar lá?!?! Indicação da minha guru, Soninha (Veja o texto que publiquei na Elas e Lucros sobre ela). Além do aconchego das Termas de Puyuhuapi, a viagem de catamarã à Laguna San Raphael, declarada patrimônio da Humanidade pela UNESCO, me interessou bastante.
Então começa a viagem: três horas de vôo de Santiago até Balmaceda; sete horas de van pela Carretera Austral até o ponto onde se pega o barco para que em 15 minutos se chegue ao conforto do SPA. 

Carretera Austral

Termas de Puyuhuapi

O pueblito - Puyuhuapi

Depois de quatro dias nas Termas, a viagem de cinco horas de catamarã te põe frente a frente com a grandiosa Geleira. Clichê ou não, você poderá tomar uísque com os gelinhos que ficam nadando pelo mar. O catamarã te deixará em Puerto Chacabuco, de onde você partirá para Balmaceda na manhã seguinte. E para quê tudo isso? Vou lhe dar vários motivos.


1. Para ver de perto um lugar de natureza exuberante, em que chove 300 dias no ano (Acredite, é isso mesmo!). Esse e outros fatores, que dificultavam o acesso humano, levaram o governo chileno a conceder incentivos para que a região fosse habitada. Hoje a região de 100 mil metros quadrados tem aproximadamente 90 mil habitantes. O pueblo, Puyuhuapi, tem 500 pessoas!


Parque Nacional Queulat


2. Para ficar desconectado do mundo, num quarto com chão aquecido naturalmente, sem TV e sem telefone, de onde se percebe a maré da Baía Dorita subir e baixar calmamente. 

Terraço do quarto
Baía Dorita 

3. Para enfrentar a congelante temperatura do Pacífico após mergulhar nas piscinas de águas termais a 38 graus de temperatura! 




4. Para se preocupar apenas com o horário do café, do almoço e do jantar e, nem de longe, ter que controlar a quantidade de vinho que irá ingerir.

5. Para ver uma das coisas mais grandiosas na Natureza que já vi, uma geleira como aquela!

 



Para que, daquele dia em diante, eu me lembrasse desses intensos 5 dias de férias!

Dicas:

Esteja preparado para o frio, que é bem rigoroso já no outono. 
Informe-se, pois durante o inverno não há saídas para as geleiras.
Vá antes que seja tarde, pois a Geleira San Rafael vem recuando por conta do aquecimento global.

2 comentários:

  1. NOSSA, CLÔDE...
    SEMPRE venho aqui mas acho que esta e´um dos lugares mais lindos que vi no seu blog!
    ANIMAL!!!
    BEIJO

    ResponderExcluir
  2. Nossa Vivis, este lugar é maravilhoso mesmo...não minto quando digo que lembro dele quase todos os dias!

    ResponderExcluir