Related Posts with Thumbnails

21 de abril de 2010

A minha SP: Bairro da Liberdade


O Bairro da Liberdade foi um dos primeiros lugares que "descobri" quando me mudei para São Paulo, há 15 anos. O verbo descobrir é utilizado propositadamente. Estagiária em escritório de advocacia, vestindo meia-calça, saia e blazer, comecei a perceber que, depois de gastar sola de sapato nas escadas do Fórum João Mendes e perder tempo nas imensas filas de pesquisa processual no Tribunal de Justiça, podia e merecia flanar pelo centro de São Paulo. Foi assim que surgiram na minha vida os cogumelos frescos e as balas de leite das mercearias japonesas, os restaurantes tradicionais em que é preciso tirar os sapatos para se sentar e o sushi man te cumprimenta em japonês, o império dos cosmésticos chamado Ikesaki e o mundo à parte dos acessórios e ferramentas para cozinha. Para te ajudar a bater pernas por lá, fiz um roteiro dos meus lugares preferidos.

- Marukai: supermercado com tudo o que você puder imaginar em produtos japoneses e frutas e legumes de ótima qualidade. Também tem uma variedade grande de caixinhas e tapewares de todos os tamanhos. Rua Galvão Bueno, 34 - tel. 3341-3350.


 - Ikesaki: rei dos comésticos, vende de secadores de cabelo a lixas de unha, passando por marcas importadas de sprays e mousses para o cabelo.Tem dois endereços no bairro: Galvão Bueno e Praça da Liberdade- seg./sex. 8:15/18:45, sáb. 8:15/17:45, dom. e feriados 11/16:45.

- Diva - pequeno stand dentro de uma galeria ao lado da Ikesaki, tem maquiagens importadas a bom preço. Rua Galvão Bueno, 37 - tel. 3208-0705.

- Tsuruya no Futon - especialista em futons, tem aqueles com estampas tradicionais. Rua dos Estudantes, 49 - tel. 3209-0668.


- Futon & Home: futons e almofadas com estampas modernas e artigos para decoração. O outlet da marca fica nesta loja. Rua dos Estudantes, 55 - tel. 3208-1518, seg./sáb. 09/19h e dom. 10/18h.


- Omiyague Japan Houseware -  tapewares, porta-temperos, jogos de facas, louças e outras utilidades domésticas. Rua dos Estudantes, 64 - tel. 3208-2828.


Sushi Lika - para mim, é o melhor sushi do bairro. Esqueça rodízio. Lá, você terá um longo cardápio para escolher. A lula recheada dom shimeji e arroz, o rolinho de camarão empanado, o rolinho de spyce tuna e o sushi de atum gordo são de tirar o fôlego. Preço médio por pessoa: R$ 70,00. Rua dos Estudantes, 152 - tel. 3207-7435.

Rolinho de camarão empanado
Spyce tuna
Dupla de toro (atum gordo)

4 comentários:

  1. Ai Delicia de post!
    Acho que todos os advogados deveriam - e mereceriam - conhecer a Liberdade!!
    Clau, amo a Ikesaki. Um dia surtei e fui lá nos seus N andares e ganhei uma maquiagem, rs.
    Qto às comilanças, to de regime. Prefiro nem pensar, hehe...
    E qto aos futons, acho que não há lugar melhor em SP para comprá-los!
    Bjs e saudades!

    ResponderExcluir
  2. Vivis, da próxima fez, vá também ao Sushi Lika! Tornará a visita mais deliciosa ainda.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Muiiito bacana o blog. Vou acompanhar!!

    Bjo!

    ResponderExcluir
  4. Oi Marcio! Obrigada! Eu adoro o eu blog também.
    Quando fui para Amsterdam no ano passado vi um prédio lindo, com as janelas cor de laranja, tinindo ao sol no Jordaan...pensei no seu blog!
    Bjs

    ResponderExcluir