Related Posts with Thumbnails

17 de abril de 2010

Paris para ler



Embora tenha ido várias vezes a Paris, não conheci pessoalmente a Shakespeare and Company. Fiquei curiosa quando vi a livraria no filme Antes do Pôr-do-Sol (lançado em 2004, dirigido por Richard Linklater) e em certa ocasião, parti para Paris com uma reportagem a respeito dela, publicada na Ilustrada por conta do lançamento do filme. Por algum motivo, não fui.
E agora, quase cinco anos depois, me deparo com a biografia de Sylvia Beach, a americana que, em 17.11.1919, abriu a Shakespeare and Company, em Paris, na Rue Dupuytren, com o intuito de especializar-se em obras de língua inglesa. Depois, a livraria mudou seu endereço para a Rue de L'Odeon. Lá, Sylvia conheceu James Joice e, após árduo trabalho, publicou a grande obra do autor, Ulisses. A livraria se tornou ponto de encontro de intelectuais e símbolo da resistência ao Nazismo durante a Segunda Guerra Mundial. Em 1941, devido à pressão do exército alemão, Sylvia fechou a loja. Ela morreu em 1962.
Após a morte de Sylvia, um homem chamado George Withman, proprietário de uma livraria de nome Le Mistral, comprou o acervo de livros da falecida. Então, em 1964, no ano do quadricentenário de aniversário de Shakespeare, George rebatizou sua loja de Shakespeare and Company. Na virada do milênio, Jeremy Mercer, jornalista canadense, hospeda-se por um ano na pitoresca livraria da Rive Gauche, com vista para a Notre-Dame, e conta um pouco de seu cotidiano.
Para conhecer mais das histórias dessas livrarias e de seus assíduos frequentadores, as dicas de leitura são Shakespeare and Company - Uma livraria na Paris do entre-guerras, de Sylvia Beach e Um livro por dia - Minha temporada parisiense na Shakespeare and Company, de Jeremy Mercer, ambas publicções da Casa da Palavra, podem ser encomendados na Livraria Cultura.
Para quem quiser conhecer a atual livraria, acesse o site da Shakespeare and Company ou vá a Paris, na Rue de la Bucherie, 37. Aberta todos os dias de seg./sex., das 10h. às 23h. e de sáb. e dom. das 11h. às 23h.

Um comentário:

  1. Amo a Shakespeare & Company, inclusive tem um livro de um rapaz que morou lá, soube que é interessantissimo, está na minha pilha de livros pra ler! :) adorei o blog, by the way!

    ResponderExcluir