Related Posts with Thumbnails

26 de junho de 2010

Dicas de planejamento de viagem: Europa

 Para quem perdeu o programa na 107,3 FM na última quarta-feira, ou para quem ouviu mas não teve tempo de anotar, seguem dicas para tornar possível aquela viagem para a Europa que você tanto sonha.

1. Programe-se com antecedência e, se possível, fuja da temporada: aconselho que a viagem seja programada com, no mínimo, de 3 a 4 meses de antecedência. Há quem me acuse de ser certinha, organizadinha demais - Sra. Providência, brinca uma amiga - mas numa viagem agendada de última hora, você certamente pagará o preço da urgência.

2. Fique de olho em promoções de passagens e hotéis pela internet: há sites de hotéis e companhias aéreas que fazem ótimas promoções exclusivamente pela internet. Pequenas variações de datas, bem como o tempo de permanência em um hotel podem fazer a diferença na hora de conseguir promoções. E lembre-se: quantos mais destinos você for visitar, mais irá gastar com locomoção. Para viajar dentro da Europa, consulte as companhias low fare, que têm preços acessíveis. Não se esqueça que geralmente o limite de bagagem para vôos internos é de, no máximo, 20 quilos, e o valor cobrado pelo excesso, quando permitido, é exorbitante - chega a dar para viajar de novo!

 3. Considere a possibilidade de alugar apartamento ao invés de hospedar-se em hotéis: dependendo da quantidade de pessoas, as diárias podem até ser mais baratas. Além disso, há outro fator que pode contribuir no orçamento: hospedado em apartamento, você poderá fazer refeições em casa - ótimas refeições, por sinal. Não é diverdido e interessante perambular pelo supermercado em  outro país, frequentar a mercearia e a padaria do bairro ou explorar a feira livre, trazendo artigos fresquinhos na sacola?  Some o útil ao agradável: economia + conforto + cultura local (comida é cultura).

4. Seguem alguns sites para reservas de passagens, hotéis e apartamentos. Da lista abaixo, já testei e recomendo Holiday Velvet, Secret Places, Ibis Hotel, Easy Jet e A-partments.

Para passagens e hotéis: Submarino Viagens; Decolar.com

Para passagens de trechos dentro da Europa (cias. low fare): EasyJet; Vueling; Ryanair; Air Europa.


Para apartamentos: Holiday Velvet; Feel Paris (aptos. em Paris); A-partments (aptos em Amsterdam)

Para hotéis de charme (se estiver disposto a gastar um pouco mais): Secret Places; Rusticae; Relais du Silence

5. Ouça a coluna Uma viagem que cabe no seu bolso no programa Elas e Lucros de 23.06.2010, na 107,3 FM.

 Apartamento em Amsterdam, alugado pelo Holiday Velvet

2 comentários:

  1. Olá! Sou sua seguidora no Twitter, e essas suas dicas muito me interessaram. Estou indo em outubro para Europa, e minha primeira parada é em Londres! Gostaria de dicas de hospedagem (localização), e depois irei a Amsterdam, li no seu blog que alugou um apt por lá. Qual é o valor? Olhei algumas opções mas não achei nada muito bom...Comparando as 2 cidades Amsterdam tá bem caro de hospedagem...
    Aguardo suas dicas!!!
    Obrigada,
    Cecília

    ResponderExcluir
  2. Cecília, tudo bem?
    Amsterdam realmente é muito caro. Minha sugestão é ficar no Ibis, porque é em conta (de 100 a 120 euros/dia) e não há surpresas.
    Se optar por ficar em apto, vai gastar um pouco mais, algo em torno de 160,00 euros/dia.
    Fico te devendo uma dica em Londres, mas vou pesquisar.
    Bj

    ResponderExcluir